- Sobre Alex Vanzela
- AV-1 Alex Vanzela
- Parcerias
- 9º Concurso de Guitarra
- 8º Concurso de Guitarra
- 7º Concurso de Guitarra
- 6º Concurso de Guitarra
- 5º Concurso de Guitarra
- 4º Concurso de Guitarra
- 3º Concurso de Guitarra
- 2° Concurso Guitarra
- A Hora do Show
- Aulas de Guitarra CEM
- Apresentação dos alunos CEM 2016
- Workshop 27/10/2014
- Workshop 18/06/2013 - CEM Diamantina
- Oficina - Regulagem de Guitarra em 10/05/2012
- Fotos: apresentações, amigos, viagens, etc...
- Set para o ano
- Vendas
- Mural
- Contatos
Formação de Acordes
Formação de Acordes
Como visto anteriormente, os acordes são formados por notas que compõe o Campo Harmônico. Os acordes podem ser maiores, menores, diminutos, com sétima, com nona, etc...para isso devemos sempre seguir a regra básica, T-T-ST-T-T-T.
Nesta aula seguiremos com os estudos desse fascinante mundo do Campo Harmônico.
Regras Básicas
Formação de acordes básicos
Tríades (triad chords) existem:
1- Acorde Maior, formado pelos 1º + 3º + 5º graus da Escala Maior
2- Menor (m ou -), formado pelos 1º + (b3) 3º bemol + 5º graus da Escala Maior
3- Acorde Diminuto (º), formado pelos 1º + 3º bemol (b3) + 5º bemol (b5) graus da Escala Maior
4- Acorde Aumentado (+), formado pelos 1º + 3º + 5º sustenido (#5) graus da Escala Maior
Tétrades, acordes com sétima (seventh chords) ou outros graus da escala, aqui irei dar cinco exemplos
1- Acorde Maior com a Sétima Maior, é a soma dos graus 1, 3, 5,7 da Escala Maior
2- DOM 7 ou acorde com sétima é a soma dos graus 1, 3, 5, b7 da Escala Maior
3- Menor com Sétima (m7) é formado por 1, b3, 5, , b7 da Escala Maior
4- m7/b5 acorde formado pelos graus 1, b3, b5, b7 da Escala Maior
5- Sétima diminuto (º7), formado pelos 1, b3, b5, bb7
Tendo um acorde maior ou menor, podemos substituir todas as notas.
Se pegarmos por exemplo o C7-, você verá as notas e veja o que acontece.
1 3 5 7
C E G B = C7-
C E G = C
E G B = Em
Agora vamos ver com o C9+
1 3 5 7 9
C E G B D = C9+
C E G = C
E G B = Em
G B D = G
Sabemos que, a 1, 3, 5 são as notas que formam o acorde maior, mas devemos saber algumas coisas como:
- Em um acorde maior a terça é o pilar do acorde;
- Em um acorde maior com sétima, terça e sétima são os pilares do acorde, pois são muito importantes.
Veja abaixo, se pegarmos o acorde de A, teremos:
1 2 3 4 5 6 7 8
A B C# D E F# G# A
Nesta sequência verificamos os espaçoes das notas são T-T-ST-T-T-T-ST, assim temos o acorde de A maior formado por :
A = 1 C# = 3 E = 5
E o acorde de A7, formado por :
A = 1 C# = 3 E = 5 G = b7
Onde 3 e 7 são notas que não podem faltar quando utilizadas em solos, porque a sonoridade fica falha, “faltando” algo, por exemplo: a Pentatônica de A possui :
Lá (A) maior Pentatônica
1 2 3 5 6
A B C# E F#
Lá menor (Am) Pentatônica
1 b3 4 5 b7
A C D E G
IMPORTANTE >> evitar em D7 Obs.: b3 = #9
Falando um pouco sobre improviso, a melhor forma para se improvisar neste caso, seria utilizar o A mixolídio, pois ele contém as notas : A-B-C#-D-E-F#-G* (* Bequado)
b3 = #9 = isto pois em Am ou em A7(#9) existe a mesma nota, acima já tem a pentatônica de Am, agora veja a pentatônica de A7(#9)
1 3 5 b7 #9
A C# E G B# = C